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Cálculo de IMC

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O que fazer antes de iniciar qualquer atividade física

        Toda pessoa que vai iniciar uma atividade física deve passar por uma prévia consulta e exames básicos. As pessoas já treinadas devem anualmente fazer uma revisão. Sugestão de avaliação periódica: consulta com cardiologista seguidos dos exames lipidograma, hemograma, glicemia de jejum, creatinina sérica, ácido úrico, eletrocardiograma e teste ergométrico cardiológico.


        Os exercícios físicos para surtirem um beneficio satisfatório devem ser de 4-5 vezes por semana, de no mínimo 40 minutos cada sessão. A caminhada, a corrida, o ciclismo, os esportes aeróbicos em geral, são os mais praticados. O exercício de musculação para qualquer faixa etária em pessoas saudáveis, não tem restrição. Para os hipertensos ou portadores de alguma cardiopatia ou outras limitações físicas se faz necessária uma consulta ao médico assistente.

        Para as pessoas que não vão freqüentar uma academia com orientação de um professor em educação física, o que seria o ideal, sugiro nunca ultrapassar a freqüência cardíaca (pulsação) máxima, obtida pela fórmula : fc max = 220- idade( exemplo 50 anos. Fc Max = 220- 50 = 170 batimentos por minuto ). Nunca ultrapassar esta pulsação no cansaço máximo atingido. O ritmo da caminhada ou corrida deve ser aquele bem tolerado, ainda que com falta de ar, cansaço muscular , mas em que o individuo se sinta bem decorridos 5 a 10 minutos com a interrupção do exercício. Portanto, para se ter mais quantidade e qualidade de vida só depende de você.

        Tenha atitude, disposição, ação e dificilmente você morrerá do coração.

 

Por João Joaquim de Oliveira - Cardiologista